sexta-feira, outubro 26

CINEMA E MÚSICA

Metal - Uma jornada pelo mundo do Heavy Metal
Clóvis Vidal Poleto*

Estava pensando no que escrever para o primeiro texto de nosso “fanzine”, nas bandas novas que surgem a cada semana e acabam na mesma velocidade, sem deixar qualquer marca ou relevância. Essa constatação ficou ainda mais forte quando assisti ao documentário “Metal - Uma jornada pelo mundo do Heavy Metal” (Dir.: Sam Dunn – 2005 – 98 min.).
Explico: como todo adolescente nos anos 80 que gostava de rock, meu contato inicial com música foi por meio do Heavy Metal, muito popular na época.
Lembrem-se do Rock’n’Rio (85), e todas as besteiras publicadas na mídia a respeito dos “metaleiros”. Um festival de preconceitos e desconhecimento.
Pois bem, aí é que entra o documentário: Realizado por um antropólogo, fã de heavy metal, que conseguiu contar a história do estilo, sua origem, árvore genealógica (diversos estilos), além de abordar aspectos controversos, como censura, sexualidade, satanismo, explicando este estilo de música de maneira simples e muito divertida.
Atenção para as entrevistas, especialmente do Bruce Dickinson (extremamente simpático), Dee Snider e Dio (que conta a origem do símbolo usado por todos os amantes de música pesada – o sinal do demo: hilário!!!).
Interessante também a história da censura nos Estados Unidos nos anos 80, liderada por ninguém menos que Tipper Gore, mulher de Al Gore, muito conhecido atualmente por sua luta contra o aquecimento global e, supostamente, defensor da liberdade de expressão.
Para finalizar, como o texto trata de música, pegando o gancho do documentário, indico como trilha sonora o cd e dvd lançados no mês passado pela banda Heaven & Hell: Live from Radio City Music Hall (show gravado no dia 30/03/2007 - Radio City Music Hall).
Para quem não conhece, nada mais é do que o Black Sabbath (Tony Iommi, Geezer Butler) com Ronnie James Dio nos vocais e Vinny Appice na bateria, tocando somente músicas da fase Dio. Uma aula de heavy metal!!!!
Confiram.

Clóvis Vidal Poleto é advogado, consumidor da boa música, da boa gastronomia e dos bons filmes.

Nenhum comentário: