segunda-feira, junho 1

COMO É FEITA A TRANSMISSÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL?



por Tarso Araújo







1. Para levar o jogo do seu time até sua casa, as emissoras de TV montam uma verdadeira operação de guerra, que envolve mais de cem pessoas.







2. De 10 a 20 câmeras são usadas de acordo com o jogo. Há câmeras fixas, como as sobre gruas atrás do gol, e as móveis, que ficam no ombro dos cinegrafistas.







3. Numa sala exclusiva, posicionada perto das numeradas ou arquibancadas, ficam o narrador e os comentaristas. Essa cabine, com monitoresde TV e microfones, é isolada acusticamente.







4. Dois repórteres trabalham no campo, um de olho em cada time. Eles usam microfones sem fio para se movimentar com rapidez e são acompanhados por um cinegrafista.







5. As câmeras e toda a parafernália eletrônica da cabine são ligadas a um caminhão da emissora, estacionado fora do estádio, por fios de até 300 metros de comprimento.







6. Até 20 pessoas trabalham no caminhão, ou unidade móvel. Tudo o que é captado pelas câmeras e microfones vai para lá. Ali as imagens são selecionadas e preparados os replays.







7. Só uma imagem por vez pode ser enviada à emissora pela antena do caminhão. Para mostrar duas coisas ao mesmo tempo (dividindo a tela da TV em duas imagens),a emissora precisa de dois caminhões.







8. O caminhão transmite as imagens do jogo por sinais de microondas, que viajam até um satélite a 36 mil quilômetros de altitude! O satélite então "rebate" o sinal para a emissora.







9. No prédio da emissora, uma antena capta o sinal do satélite. As microondas são decodificadas em sinal de TV, que é enviado para uma sala onde a imagem será pós-produzida.







10. Na emissora, o centro de tudo é a sala do switcher, aparelho que "mixa" o que vai para nossa casa. Na hora do intervalo, por exemplo, alterna a imagem do estádio com outras produzidas nos estúdios ou videotapes.







11. Na sala do switcher são inseridos os GCs, as palavras que aparecem na tela informando o placar, as substituições etc. Tudo é pré-programado, e uma pessoa atualiza as estatísticas, enquanto outra as publica na tela.







12. Toda a operação no switcher é organizada por um coordenador, que, usando um ponto eletrônico, fala com 15 pessoas ao mesmo tempo. Fora as que estão na sala com ele!







13. Do switcher, a imagem é codificada em sinal de VHF e transmitida pela mesma antena que recebeu o sinal do satélite. Apesar desse caminho todo, um gol feito no estádio chega à sua casa com atraso de só 1 segundo!






Fonte:www.mundobizarro.com.br

Um comentário:

' isaa * disse...

eu tenho que admitir. nao tenho a minima paciencia pra futebol.
hahaha

beijos !