segunda-feira, junho 8

Os dez carros que afundaram a GM
























































































































































































O site americano jalopnik.com, baseado em Detroit e feito por fanáticos em automóveis, montou uma lista com os dez carros que contribuiram para a decadência da General Motors.
É um festival de soluções equivocadas, desenhos inadequados e miopia de marketing.


1. Hummer

Esse é um caso de morte anunciada em tempos de crise. Caríssimo e beberrão, passou de sucesso de vendas a mico com o caos econômico americano.

2. Chevrolet SSR

O carro é vistoso, uma picape conversível inspirada nos carros dos anos 30. Mas a caçamba era tão pequena que inviabilizava o transporte de carga. E quem quer pagar caro por uma picape que não funciona como picape?

3. Saturn L Series
A ideia até que era boa: criar um carro relativamente pequeno, com padrão europeu. O problema é que a plataforma era de um velho Opel que a GM desenterrou de sua fábrica na Alemanha e o desenho do carro deixou a desejar.

4. GMC Envoy XUV
O Envoy foi projetado para ser um luxuoso SUV equipado com um caríssimo teto retrátil que transformava o carro em picape. Coisa para decoradoras transportarem antiguidades. Como decoradoras que transportam antiguidades é um nicho muito pequeno, o carro foi um fiasco.


5. EV1
Criado para atender a exigência de um carro de emissão zero para o mercado californiano, o EV1 significou um caminho diverso em comparação às outras montadoras. Em vez de adaptar um carro que já existia, a GM criou um novo e caríssimo. No meio do caminho decidiu abortar o projeto e foi alvo de protestos de ambientalistas que denunciaram a empresa por boicotar a criação de um carro verde.

6. B Bodies


Na racionalização da produção de seus modelos, a GM criou os chamados B Bodies, carros que dividiam plataforma e partes da carroceria. Nos anos 90, uma fornada de modelos saiu de uma mesma base, entre eles o Oldsmobile Custom Cruiser, Buick Roadmaster, Cadilac Fleetwood Brougham, Chevy Caprice (foto), e Chevy Impala SS. Os carros venderam bem, mas criaram um problema de identidade entre as marcas - e, em vez de resolver um problema, criaram outro.


7. Cadilac Escalade EXT
O Escalade foi um sucesso que recuperou a marca Cadilac. Daí, a GM achou que poderia criar uma picape (mais uma) derivada dele. Só que o minicaminhão de luxo não agradou.

8. Chevrolet Aveo
Desenhado na Coréia, o carro não caiu no gosto dos americanos. Era visto como apertado, desconfortável, maldesenhado e feio. Não bastasse tudo isso, a GM foi além e criou uma espécie de gêmeo batizado como Pontiac G3 Wave. Resultado: dois fracassos de vendas.

9. Pontiac Aztek

Uma ideia boa em péssima embalagem. O Aztek inovou no conceito de crossover, mas o desenho horrendo e agressivo assustou os compradores.
10- SAAB 9-2X
Os engenheiros da GM pegaram um carro feito pela japonesa Subaru, empresa em que a montadora americana tem participação de 20% e o maquiaram com grade e logotipo da sueca Saab, também pertencente à GM. O resultado foi um Frankenstein apelidado de Saabaru pelos americanos.

Por Daniel Hessel - fonte:http://portalexame.abril.com.br/blogs

13 comentários:

Cucchiaio pieno disse...

O Cadilac Escalade EXT me agradou! Mas so' agradar nao adianta se nao tenho dimdim pra comprar, entao - no que depender de mim - a GM falira' messsssssmo! Bjim
Léia

Lauren - Moda Trash disse...

OLha, Tânia, vi o seu site no programa Scrap Mtv por acaso. Tava tendo reprise no sábado, e fui ver as novidades no mundo da web. Foi qndo mostrou o post dos hotéis mais bizarros do mundo.
Mas não foi no site.
bjokassssssss

Crisenta disse...

nossa esse hummer e vergonha alheia bebe e conseguentemente polui que é uma beleza.... ! beijos

' isaa * disse...

ai deus, eu nao entendo NADA de carro.
nao faço a minima ideia do que voces tao falando.

hahaha

:P

beijos !

Carol disse...

É Tânia, os grandes também se equivocam!! Bjs

Culpada! Como qualquer mortal... disse...

noss feinhos msm eheueh

Dea アンドレア disse...

Tb nao entendo nada de carros. Mas mesmo assim achei feinhos,kkk

Farofa de Batata =] disse...

Interessantissimo esse post ^^
Coitadinhos dos carros =] Só eu pra ter dó de carro hahaha

Boa terçaaaaa

Miquilissss
Bru

Blog - util.necessario - Ana disse...

Pode até ter afundado, mas vamos concordar que um "Hummer" e uma "Cadilac" é um sonho para qualquer mortal ou imortal.
Eu mesma adoraria, pois com meu 1,65m é a única chance de ficar mais alta. rs rs rs
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Andrea Guim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Achei bem legal o post, mas ter q ficar subindo e descendo a tela para ver a foto e os comentários dos carros, não é nada legal....

:(

Anônimo disse...

otimo post, porem.... pequenina correção.... o EV1 um, o carro eletrico foi uma vitima da GM, que comprou os direitos sobre o projeto e começou a produzir na california, aonde o carro chegou a ganhar enorme popularidade apesar de não ter muita autonomia, já q as baterias do carro levavam horas para recarregar e rendia uma kilometragem baixa, o carro possuia uma margem de lucro auto-sustentavel, porem a gm preferiu cortar as vendas E TOMAR DE VOLTA OS CARROS Q ELA MESMA VENDEU pq sendo o EV1 um carro eletrico, a sua manutenção era de baixo custo e a GM não continuava a lucrar vendendo peças de repoisção pra ele....a indiguinação com esta postura foi tamanha q chegou a gerar protestos a favor do EV1 e mais tarde até saiu um documentario otimo q conta toda a jornada do pequenino EV1 " Quem Matou o Carro Eletrico"

Clarissa disse...

A GM tinha anunciado que pararia de fabricar os carros da linha Pontiac inteira para tentar sobreviver à crise pela qual a empresa passa, justamente porque uma série de carros, como os que você citou, acabaram por prejudicar a empresa em partes. Mas a crise certamente contribuiu para a situação em que a GM se encontra hoje.
Abraços