quarta-feira, outubro 5

Lançamento de livro - imperdível para quem ama São Paulo e fotografia














São Paulo – Cada um conta sua história

Um novo olhar sobre a metrópole. Essa é a proposta de “São Paulo - Cada um conta sua história". Mais do que um livro de fotografias e cenas da cidade, o projeto da fotógrafa Giovanna Nucci é uma visão peculiar de uma catarinense que adotou São Paulo no início da década de 90. E que acredita que a melhor forma de conhecer a fundo uma cidade é a pé, com uma câmera na mão, eternizando cenas, momentos e cenários que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia apressado de seus moradores.

O livro, que possui 245 páginas, é fruto de mais de dois mil quilômetros de caminhadas por São Paulo, ao longo de cinco anos. Em formato scrapbook, com páginas em branco ao lado das imagens, que podem ser personalizadas de várias formas, de modo que cada um possa “contar a sua história", inserindo outras fotos, comentários, rabiscos, desenhos e memórias, compartilhando momentos e registrando uma experiência pessoal e única com as belezas e mistérios de São Paulo.

Com texto de abertura do publicitário Washington Olivetto, que fala de sua forte relação com a cidade, o livro terá seu lançamento no dia 18 de outubro, em coquetel no Museu da Casa Brasileira. Em janeiro de 2012, para comemorar o 458º aniversário de São Paulo, Giovanna Nucci prepara uma grande exposição. Além disso, a fotógrafa lança em breve a versão carioca do projeto, “Rio - Cada um conta sua história”, enquanto também planeja explorar outras capitais brasileiras.

Dedicando-se à fotografia há mais de 15 anos, Giovanna Nucci tem um olhar cuidadoso e sensível. Formada em fotografia pelo Senac, com especialização em arte e cultura, tem focado seu trabalho em “fine art”. Empreendedora, foi proprietária de uma marca de moda praia que levava seu nome, quando ainda morava na capital catarinense, chegando até a exportar parte de sua produção. Nos últimos anos, tem participado ativamente do circuito das artes expondo seu trabalho em mostras nacionais e internacionais, em cidades como Milão, Lisboa e Miami.

GIOVANNA NUCCI
Arte, estética e poesia sempre foram grandes paixões na vida da catarinense Giovanna Nucci, que há 15 anos tem dedicado toda a sua criatividade para a fotografia. Com um olhar atento de quem busca algo além do convencional, seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade de registrar com maestria os mais diversos momentos, passando por retratos, paisagens, cenas urbanas, arquitetura e fotografias conceituais, focando seu trabalho na fotografia artística.
No início de sua carreira, Giovanna foi fundadora e estilista de uma bem-sucedida grife de moda praia que levava seu nome. Naqueles tempos, já coordenava ensaios fotográficos que traziam para suas coleções conceitos vanguardistas de cores e formas.
Com sensibilidade e dedicação, consagrou-se ao levar seu repertório de moda para a fotografia social, transformando festas em grandes produções. Destacou-se ainda como uma conceituada retratista, ao captar em seu estúdio momentos de profunda cumplicidade e espontaneidade, eternizando não apenas registros, mas memórias.
Completou sua formação graduando-se com louvor nas primeiras turmas do bacharelado em fotografia do Centro Universitário Senac, primeira faculdade de fotografia da América Latina, com especialização em arte e  cultura. Nos últimos anos, tem participado ativamente do circuito das artes expondo seu trabalho em mostras nacionais e internacionais, em cidades como Milão, Lisboa e Miami.
Hoje, também atua em parceria com arquitetos renomados criando fotos para ambientação e design de espaços corporativos e privados. Giovanna reside em São Paulo, cidade pela qual é apaixonada e onde também mantém um moderno estúdio fotográfico.

2 comentários:

Giovanna disse...

Ta uma arraso amigas, que linda homenagem, muito obrigada!
Espero vcs la!
Ja reservaram data na agenda busy do rostinhos bonitos?!
Baci
Gigi

MARCO LEONE disse...

Eu vou !